Por Lia Parente
Observo que ainda há dúvidas sobre a diferença entre o que é projeto e o que é processo. E isto parece ser não somente entre leigos, mas também entre especialistas. Neste mês de abril, em uma conferência de gestão de processos (BPMDay) repleta de especialistas surgiu a clássica pergunta:
Qual a diferença entre Projeto e Processo ?
Confesso que ouço essa pergunta mais corriqueiramente do que eu imaginaria.
Apesar de fácil de ser respondida, ainda vejo que diante da
sua resposta surgem dúvidas, mesmo frente a recente popularização de alguns
conceitos de gestão de projetos.
Chega de suspense, vamos às definições:
PROJETO: tem objetivo específico, começo, meio e fim.
PROCESSO: tem
caráter repetitivo e permanente com objetivo de entregar resultados.
Uma conceituação fácil de entender. No entanto, há duas questões
que mais ouço que eu gostaria de explorar aqui.
- Se o projeto tem começo, meio e fim e processo não, isso quer dizer que não vou terminá-lo ?
Processos são duradouros, feitos para serem executados múltiplas vezes e trazer o
mesmo resultado com o mesmo esforço e a mesma qualidade. A execução do processo por sua vez é que tem
começo meio e fim. E ao seu final, traz o resultado esperado.
Um processo tem uma sequencia coordenada de tarefas, aonde há tarefas que iniciam o processo e tarefas que marcam o final do processo.
Um processo tem uma sequencia coordenada de tarefas, aonde há tarefas que iniciam o processo e tarefas que marcam o final do processo.
A iniciação de um projeto pode ser um exemplo de execução de uma tarefa de um processo.
- Cada dia faço uma coisa diferente, então não tenho processos, só projetos ? Ou, se faço produtos por encomenda devo trabalhar por processo ou projeto ?
Neste caso, a resposta é DEPENDE.
E gosto de frisar que depende do que seu CLIENTE precisa ou entende que é valor
para ele.
Há casos, aonde definimos processos de
produção por encomenda com tarefas intermediárias responsáveis pela
personalização do produto. Estas permitem diferenciar um produto do outro,
trazendo o valor esperado pelo cliente. Nestes processos executados
repetidamente, obtemos produtos personalizados para cada cliente conforme as
instruções da tarefa de personalização.
Em outros casos o cliente requisita produtos altamente customizados, únicos e/ou complexos. Estes casos requerem a iniciação de um projeto desde a solicitação do produto pelo cliente. O cliente de algumas organizações requer como valor que o seu produto seja único desde o momento da sua especificação e para tal será necessário um projeto com uma etapa de desenvolvimento do próprio produto, por exemplo.
E há casos mistos aonde, no meio do processo produtivo, há necessidade de instaurarmos um projeto para customizar a entrega do bem ou serviço de maior especificidade exigida pelo cliente.
É fundamental que notemos que existindo ou
não um projeto, devemos entender primeiro o que é valor para o cliente e a partir daí qual será o processo que
entregará esse valor (processo produtivo). No decorrer dessa definição,
poderemos concluir que há necessidade ou não ao longo do processo da
instauração de um ou mais projetos.
CONCLUSÃO:
Toda empresa deve ter seus processos mapeados com o foco do cliente para saber quando deverá e se deverá utilizar
projetos para gerenciar suas atividades. É certo que processos sempre existirão
e que os mesmos deverão ser gerenciados buscando o resultado esperado pelo
cliente da organização.


Acredito que fica melhor: " Processo - tem objetivo especifico, começo meio e fim"
ResponderExcluirObrigada pela sugestão! Ela já foi incorporada ao texto!
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